sexta-feira, 31 de julho de 2009

SUS REALIZA

Buscando a recuperação da auto-estima, a dona de casa Zeli Soares Jarentchuk procurou recentemente a reconstrução da mama amputada por causa de um câncer há 11 anos. Zeli estava prestes a conseguir a realização gratuita do procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas desistiu da cirurgia antes da realização dos exames definitivos. “Eu queria muito reconstruir minha mama, não por motivos estéticos, mas para mim mesma, para elevar minha auto-estima. A gente se sente mutilada, não é fácil. Só quem passa por isso sabe o que é”, conta.
A vontade de realizar a cirurgia, no entanto, não foi maior que o medo de passar por novas complicações de saúde. “Eu teria de tirar pele das costas para implantar na mama, segundo me instruíram os médicos. Conversei com minhas filhas e com meu marido e cheguei a conclusão de que não valeria a pena”, diz. Mesmo buscando o procedimento pelo SUS, Zeli explica que o tempo de espera no seu caso foi bem pequeno e que havia apenas três pessoas na fila de espera pela cirurgia, que seria realizada no Hospital Universitário, em Florianópolis. “Fiquei com medo de perder meus movimentos, minha qualidade de vida e decidi por não fazer. Às vezes essa é a melhor decisão”, afirma.

Nenhum comentário: